The Specialist

EAD - Educação - Digital Learning 
Neurociência - Aprendizagem 

Neurociência relacionada a tecnologia educacional

Muito se fala hoje sobre a neurociência e como ela se relaciona aos diversos segmentos e áreas de estudo. Na educação é evidente a evolução e o quanto cientistas de todo o mundo tem feito para avançar com pesquisas neste âmbito. Exemplo importante deste fato são as pesquisas e teorias do psicólogo estadunidense, David Ausubel (1918-2008). Que dentre tantos estudos apresenta sua teoria sobre a aprendizagem significativa, onde relata que o processo de ensino necessita fazer sentido ao aprendiz.

 

Assim como Malcolm Knowles, (1913-1997), quando se refere aos princípios da andragogia, onde o primeiro deles é denominado, a necessidade do saber; onde adultos precisam entender a necessidade de aprender determinado conteúdo. Todos estes estudos relacionados a aprendizagem estão de certa maneira ancorados na neurociência.

Clique aqui, e confira a matéria completa!

Planejamento EAD

Planejamento de soluções completas com plataformas e conteúdos EAD, desde os estudos dos planos de ensino, recursos e conceitos iniciais, partindo para os objetos de aprendizagem, desenvolvimento de um e-learning e aplicações multiplataformas.

 

Página 01
Página 02
Página 03
Página 04
Página 05
Página 06
Página 07

Como calcular carga horária para um curso ou disciplina de educação a distância? #EAD

 

Eventualmente colaboradores de diversas instituições de ensino se perguntam sobre cálculo de carga horária para formação de um curso ou disciplina de educação a distância.

 

O primeiro ponto aqui deve ser a descrição do que são atividades síncronas e assíncronas. Entende-se como atividade síncrona em um modelo EAD àquelas onde o professor ou tutor acompanha as aulas ao vivo com o aluno. Estas, podem ser calculadas de acordo com o tempo do professor em contato direto com o aluno. Por exemplo em uma transmissão ao vivo, se o professor ficar 4 horas por dia em aula com o aluno, podemos contar como carga horária da aula 4 horas por dia de aula. Sendo assim uma semana com 5 dias úteis teríamos 5 dias x 4 horas por dia = 20 horas de aula por semana.

Já os modelos assíncronos são compostos por atividades e conteúdos onde o aluno quem determina seu ritmo de estudo, tendo ou não algum acompanhamento de um professor ou tutor. Geralmente nestes casos não existe um encontro presencial ou tele presencial, com uso de alguma tela de comunicação, neste caso o tutor se apresenta como alguém para sanar dúvidas, geralmente por meio de um fórum online de dúvidas.

Neste estudo iremos abordar exatamente esse contexto. Modelos assíncronos de cursos ou disciplinas na educação à distância.

Afinal como calculamos a carga horária em um curso EAD, on-line?

ACESSE O ARTIGO COMPLETO

ACESSE A PLANILHA DE CÁLCULO

 

  • Twitter - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle

© 2021 all rights to JG BRENE